terça-feira, 29 de abril de 2008

Desmassificaçao da velha mídia

George Gilder, um dos maiores gurus futurísticos da atualidade, previu no livro "life after television - 1990", que a natureza de massa da televisao iria passar por uma mudança drástica: á medida que os canais de tv se multiplicam e novas mídias surgem, as audiencias se dividem. A força das redes de computadores acabará com todos os monopólios, as hierarquias, as pirâmides e as redes de poder midiáticas.

O que Gilder falava em 1990 esta acontecendo. Os proprietarios de emissoras de tv ja estao sentindo uma perda nos lucros. Com a reduçao e fragmentaçao das audiencias, tambem cairam as receitas de propagandas geradas pelas marcas que construiram suas imagens com publicidade na televisao de massa.

A própria industria da propaganda elegeu o comercial "1984" da apple um icone da criatividade. Ele costuma ser o melhor ja feito nos Estados Unidos. Ele lançou o apple mac e foi vinculado uma única vez durante a transmiçao do superbowl(a final do futebol norte americano). Este comercial foi inspirado no romance escrito por Eric Arthur Blair sob o pseudônimo de George Orwell: "1984" onde o estado controlava o pensamento dos cidadãos atraves da mídia, com a imagem de um "Grande irmao", e mostra uma jovem destruindo a imagem do big brother que esta sendo exibida para seus alienados e submissos seguidores. No video podemos observar uma forte tendência do que Gilder falava, onde o Big Brother que representa a televisao, que é uma via de mao unica onde a informaçao vai de um para muitos, é destruida por uma jovem que representa uma nova mídia, o computador.



Pesquisa:http://pt.wikipedia.org/wiki/1984_%28livro%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Irm%C3%A3o
http://super.abril.com.br/superarquivo/1996/conteudo_115229.shtml
http://wikipos.facasper.com.br/index.php/Cultura_da_Converg%C3%AAncia:_Velhas_e_Novas_m%C3%ADdias_em_Colis%C3%A3o

Leitura: As comunicaçoes no século XXI autor: Mark Austin & Jim Aitchison

3 comentários:

Carlos Castilho disse...

Luiz,
Excelente o teu post. Muito bom mesmo. Chamou a minha atenção e me colocou para pensar. Parabéns.
Castilho

Unknown disse...

Show o post Luiz.
Essa tendência já deveria estar sendo observada de perto pelo mercado regional, que ainda insiste em montar seu planejamento baseado nos meios tradicionais.
O grande desafio está em conseguir qualidades de impactos que irão resultar efetivamente de forma positiva nos objetivos de marketing dos clientes das agências. Para isso, é necessário rever conceitos e chegar ao consumidor nos momentos inusitados em que ele está receptivo à mensagens, algo que não ocorre mais com "todos os monopólios, as hierarquias, as pirâmides e as redes de poder midiáticas".
Momento de reflexão.

Carlos Castilho disse...

Luiz,
Porque parou...... Vinhas num ritmo muito bom. O que houve...
Castilho