quarta-feira, 4 de junho de 2008

Midia Ambiente

Em tempos de desmassificaçao das mídias e a fragmentaçao das audiências o planejamento de midias torna-se tao importante quanto a criação da arte. Atingir o consumidor no momento em que ele esta sussetível e aberto a mensagem, que deseja-se transmitir, é o desafio das empresas de publicidade e propaganda. Para atingir o consumidor é nescessário um plano de markenting alternativo.

Todo e qualquer contato com o consumidor deve ser considerado uma mídia, desde a marca de sabonete (embalagem) que ele consomee, a etiqueta da roupa que ele usa, supermecados que ele frequenta, a operadora de telefonia que ele escolhe...

Para este paradigma, estao surgindo no mercado empresas que exploram um tipo de publicidade alternativa chamada de "Mídia Ambiente", onde a propaganda se funde com a paisagem urbana e pode aparecer nos lugares mais inusitados. Um exemplo desse tipo de midia é a propaganda impressa nos fundos dos copos em um pub na Inglaterra, ao acabar de beber o liquido em seu copo o freguês pode observar a propaganda do disk taxi. Esta propaganda ganhou um premio de uma grande empresa inglesa de propaganda, afinal de contas a propaganda aparece para o consumidor na hora em que ele esta aberto a essa mensagem, pois depois de acabar o copo ele pode nao estar mais em condiçoes de dirigir e pedir um taxi. Neste caso o planejamento de midia teve que ser mais criativo que a propria arte.

Aqui temos outro exemplo de como interagir com o público onde quer que ele esteja. Afinal, se Maomé não vai à montanha... Ação alternativa para divulgar o filme do Hulk em Cingapura.

Um comentário:

Carlos Castilho disse...

luiz,
Belo post, perfeito. Deu muita vontade de ler mais. Não pare.
Castilho