quarta-feira, 26 de março de 2008

Aquecimento global ameaça plataforma na Antártida

Um bloco enorme de gelo, da plataforma de Wilkins, começou a desprender-se do continente antártico, o bloco é quatro vezes superior a da cidade de Paris. Imagine você no meio desta plataforma gigante de gelo, ao olhar ao redor você verá apenas a superficie branca, porém esta plataforma esta a deriva no oceano, como um grande barco e se desloca em direçao a Argentina.

Essa notícia é preocupante, pois expõem um problema muito maior, o aquecimento global causado pelo efeito estufa. O continente antártico esta se desintegrando em um ritmo acelerado nos últimos anos. A parte congelada esta derretendo e esta afetando o clima em quase todas as partes do mundo. Uma parte das águas que derrete das geleiras vai para o oceano e outra parte vai para a atmosfera em forma de vapor, aumentando a umidade relativa do ar e afetando os ciclos naturais do clima do planeta. Em algumas partes chovem demais e outras passam por secas,a maioria dos lugares se tornará mais quente; em alguns, no entanto, a temperatura será mais fria. Outro problema relevante é que as geleiras da Antártida são uma fonte de água potável e com o derretimento estamos perdendo grande parte dessa reserva que pode vir a ser útil num futuro não muito distânte.

A plataforma de Wilkins existe a centenas de anos e esta desaparecendo em um ritmo, que segundo previsões, não demorará mais de 50 anos para seu desaparecimento completo, ja que a temperatura vem crescendo meio grau a cada 10 anos.

2 comentários:

Carlos Castilho disse...

Luiz,
O teu texto está claro direto e bem construido, mas faltou a preocupação com o leitor, no caso um publico jvem de 12 q 17 anos. Você ficou muito preso às expressões, formas de narrar, do mundo adulto. Este é um problema muito comum e que temos que corrigir. Para te dar um exemplo, a frase: Outro problema relevante é que as geleiras da Antártida são uma fonte de água potável e com o derretimento estamos perdendo grande parte dessa reserva que pode vir a ser útil num futuro não muito distânte.
Numa versão para jovens, ela poderia ficar assim: AS geleiras da Antartida também são uma fonte de agua potavel, e se elas continuarem derretendo do jeito que estão, a gente pode ficar sem uma reserva de agua para beber, num futuro não muito distante.
Abraço
Castilho

Carlos Castilho disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.